Ver todo colega de trabalho como inimigo é o que os patrões querem
Primeiramente deixem-me dizer que eu já me fodi muito por causa de colega filho da puta. No meu atual emprego, meus colegas tentaram me foder de todas as formas durante meus primeiros três meses, quase fui demitido. Aliás, quando eu entrei era um querendo ferrar o outro o tempo inteiro (são ao todo umas 20 pessoas).
Entretanto, ao invés de carregar mágoas de meus colegas de trabalho que, apesar de CUZÕES, são trabalhadores como eu, eu deixei essas coisas passarem e me resolvi com eles, e hoje temos uma relação no mínimo amistosa, e ninguém tenta ferrar ninguém. Isso pq eu martelei demais na cabeça deles depois que a gente é colega e tá na mesma situação de merda e se não for pra ajudar, ao menos é melhor não atrapalhar. Gosto de pensar que meu exemplo fez o pessoal lá ser menos hostil uns com os outros.
Mas infelizmente o que vemos hoje em dia é justamente o que os patrões mais querem: trabalhadores que são inimigos de trabalhadores. Nesse sub mesmo, a ideia predominante é que todo mundo quer te ferrar no trabalho (não sem razão, diga-se de passagem), que trabalho é um ninho de cobras, que não devemos nos aproximar de ninguém no trabalho.
E isso só nos enfraquece como classe. Como vamos nos organizar, criar sindicatos, partidos políticos e exigir melhorias e direitos se sequer conseguimos nos dar bem uns com os outros? Essa hostilidade entre nós só favorece o patrão.
Por isso, nós temos que abandonar essa visão neoliberal de que todos são nossos inimigos, e começar a fazer AMIZADE, sim, AMIZADE no trabalho. Apenas através do fortalecimento dos laços de solidariedade entre nós é que conseguiremos nos unir para derrotar aqueles que nos oprimem.
Eu sei que isso parece loucura, e posso dizer por experiência própria que não é algo fácil. Eu sei também que não devemos ser ingênuos e acreditar em todo mundo, portanto cuidado com o que você fala e pra quem você fala. Mas peço que tentem, ao máximo, tornar o ambiente de trabalho de vocês algo menos hostil entre os trabalhadores. Fortaleça os laços entre vocês e posteriormente busquem se unir por meio de organizações como sindicatos. Só assim poderemos vencer a guerra.
PAZ ENTRE NÓS, GUERRA AOS SENHORES